5 práticas para você acertar mais e errar menos

O WhatsApp vem sendo uma ferramenta extremamente efetiva na prospecção ativa, uma vez que ajuda o pessoal de vendas B2B a acelerar a cadência de contatos com clientes. Portanto, hoje muitos pré-vendedores e vendedores posicionam o serviço de mensagem instantânea à frente do e-mail e do LinkedIn, por exemplo.

Por outro lado, também é verdade que em muitos negócios o WhatsApp ainda não decolou como ferramenta de prospecção ativa. E os resultados às vezes são frustrantes. Inclusive, eu mesmo já vi isso acontecer em um cliente meu.

Os problemas são os mais diversos, desde questões técnicas, como a dificuldade de integrar e sincronizar dados com o CRM, até denúncias por SPAM e invasão de privacidade por parte dos clientes.

Você já deve ter visto algo assim, certo?

Cuidado: é um meio de contato muito pessoal

O WhatsApp, com seus bilhões de usuários em todo o planeta, faz brilhar o olho de todo empresário e gestor de vendas, quando se fala em prospecção ativa. Porém, é preciso ponderar em relação às características do serviço. Pois, afinal de contas, o WhatsApp nos dá acesso a um número de telefone que muitas vezes é pessoal. Então você precisa partir desta premissa para pensar em como usar o WhatsApp na prospecção ativa.

Errando “ao vivo e a cores”

Eu tive uma experiência de quase dois anos com um cliente, fazendo uso de e-mail, WhatsApp e depois SMS para acessar seus clientes. E foi onde eu aprendi na prática as armadilhas do WhatsApp, assim como forma mais proveitosa de utilizar o aplicativo na prospecção ativa.

Ressignifique o verbo “acelerar”

Como o WhatsApp é percebido como uma forma de acelerar o processo de contato com o cliente, você precisa, antes de mais nada, mudar o que entende por “acelerar”. Pois acelerar não significa enviar milhares de mensagens diariamente para os clientes. Isto se chama “escalar”. Você acelera a sua cadência na prospecção ativa usando o WhatsApp no momento certo da jornada.

Prospecte com WhatsApp e “sem stress”

Então eu compartilho aqui cinco boas práticas para você usar melhor o WhatsApp na prospecção ativa:

  1. Não use o WhatsApp no primeiro contato.
  2. Use o WhatsApp para receber contatos dos clientes.
  3. Evite o WhatsApp para prospectar em massa.
  4. Aplique o WhatsApp como CTA (Call To Action).
  5. Utilize o WhatsApp para fazer follow-up com os clientes.

Veja estas dicas no detalhe assistindo o vídeo abaixo:

Precisa de ajuda na cadência de prospecção ativa?

Nós podemos ajudar você a organizar uma cadência de sondagem aos clientes potenciais mais efetiva, usando o WhatsApp, mas também email, SMS, LinkedIn e outras plataformas.

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