8 ferramentas para fazer seu processo ganhar escala

O software que você escolhe é mais importante do que parece do que diz respeito a acelerar o seu processo de prospecção ativa. Entretanto, várias empresas ainda focam em custo ou na tecnologia da moda na hora de escolher suas ferramentas.

Quando se aborda a compra de software desta forma, o resultado acaba sendo frustrante. Pois tanto o foco em custo quanto no modismo do momento tiram o foco do que realmente importa: qual software a empresa realmente precisa.

Ou seja, é uma questão de efetividade, acima de tudo. Portanto, escolher o software errado pode, ao invés de acelerar, reduzir o passo da sua prospecção.

Os sinais de que isso está acontecendo na empresa são muito claros: a equipe naturalmente rejeita a tecnologia porque não percebe nenhum valor nela.

Você já passou por isso?

Foque na tecnologia que elimina gargalos

A melhor forma de evitar este tipo de situação é descobrir quais são os pontos vitais de uso da tecnologia no seu processo de prospecção. Ou seja, onde um software pode realmente fazer diferença. Por exemplo: se a sua empresa tem dificuldade em mapear e organizar listas de prospecção, um software de big data pode acelerar muito o processo. Porém, se a sondagem de clientes potenciais é muito personalizada, uma ferramenta de automação de cadências pode não ser tão útil. E assim por diante.

Mais opções aumentam o engajamento

Desde as primeiras consultorias em vendas B2B que realizamos, a escolha e implantação de software são momentos cruciais dos projetos. Pois simplesmente não há como acelerar a prospecção ou qualquer outro processo comercial sem software.

No início, nós costumávamos adotar uma única ferramenta de CRM em todos os clientes. Porém, com o tempo notamos que uns avançavam rapidamente com o software enquanto outros não se engajavam, por alguma razão.

O fato é que eles tinham necessidades muito diferentes. Então passamos a flexibilizar a nossa metodologia e ampliar as opções de tecnologia. Assim, os clientes começaram a escolher aquilo que fazia mais sentido para eles.

Quando você oferece flexibilidade tecnológica o engajamento dos stakeholders, especialmente dos usuários, é muito maior. Não só no uso do software em si, como na disponibilidade para ajudar os processos evoluírem. E isso faz toda a diferença.

O que já usamos e recomendamos

Mas, sim, muita gente pede recomendações de software para acelerar o processo de prospecção ativa. No ano passado fizemos uma breve curadoria com alguns produtos que usamos e já implantamos nos clientes. São eles:

  1. Zoho CRM: plataforma completa de gestão do relacionamento com clientes, desde a prospecção ao gerenciamento de carteira.
  2. Hunter: ferramenta de pesquisa de endereços de e-mail de clientes potenciais e envio de cadências de email.
  3. IAgente SMS: plataforma de envio de mensagens SMS em massa.
  4. Zoho Sales IQ: ferramenta de chat, ótima tanto para incluir no site e landing pages, quanto para CTA em mensagens via e-mail e outros canais.
  5. Skylead: software de prospecção via inbox do Linkedin através de cadências automatizadas.

Veja mais sobre estas tecnologias neste vídeo:

É pouco provável que todos estes softwares tenham aplicação na sua estratégia de prospecção. E nem é este o objetivo quando os recomendamos. Pois o importante é você conhecer cada software, testá-lo e então concluir se o mesmo pode ou não acelerar a sua prospecção em algum ponto vital ou gargalo.

Conheça estes também

Ao atualizarmos a nossa lista de produtos recomendados, meses depois da produção do vídeo, acrescentamos novos softwares que podem acelerar a sua prospecção. São eles:

  1. Bigin CRM: uma plataforma bastante simples da Zoho, ótima para quem nunca usou CRM e deseja iniciar rápido, sem complicações.
  2. CRM Zen: software brasileiro, muito simples de usar e com painéis de métricas bastante sofisticados.
  3. Apollo: híbrido de big data com cadência de e-mails, muito robusto e ótimo para gerar listas de prospecção.

Então experimente estes também, pois algum pode fazer sentido para a sua empresa.

Algum software lhe chamou atenção?

Nos chame para saber mais ou tirar dúvidas sobre estas ferramentas. Nos contando um pouco sobre o seu processo de prospecção poderemos recomendar quais poderão lhe ajudar.

Peça um diagnóstico grátis!