5 dicas para você tornar a sua abordagem mais persuasiva

A sondagem de clientes potenciais ganhou muito mais relevância nos canais digitais desde o início da pandemia. Pois tanto o e-mail quanto as redes sociais se tornaram vitais na prospecção ativa,  na impossibilidade de encontrar os contatos das empresas nos respectivos escritórios.

Afinal, com tanta gente trabalhando em home office, teoricamente, as pessoas estão mais acessíveis e disponíveis. Mas o problema é que, exatamente por estas razões, as pessoas estão recebendo muitas mensagens de prospecção. Já que os pré-vendedores estão trabalhando como nunca em muitas empresas.

Além disso, como os métodos de sondagem são muito parecidos, sobretudo entre empresas concorrentes, há o risco de sermos completamente ignorados pelos clientes potenciais.

Isso vem acontecendo na sua empresa?

Humanize para persuadir

O caminho para obter o retorno do cliente é chamar a sua atenção com uma abordagem que ele não espera. E depois disso persuadi-lo. Para que isso aconteça, a sondagem dos clientes potenciais precisa educá-los e se comunicar na língua deles. Isso pode parecer complicado, mas é apenas uma questão de humanizar o seu processo de prospecção.

Eu tenho visto vários casos em que a sondagem de clientes potenciais tem baixa produtividade exatamente porque a prospecção é tratada como processo de massa. É preciso focar na comunicação 1 a 1.

Tratando como você quer ser tratado

Quando o cliente potencial percebe que você gastou tempo para construir uma abordagem personalizada ele tende a retornar na mesma moeda. Ou seja, ele responde a sua mensagem até por uma questão de reciprocidade. Especialmente, se a sua abordagem oferece valor (algo que já comentei noutro artigo).

Prospecção humanizada em 5 passos

Então comece a criar mais valor na sondagem de clientes potenciais, seguindo estas boas práticas:

  1. Aposte na personalização em escala.
  2. Pesquise para enriquecer o perfil do cliente.
  3. Conheça o ponto de contato e o momento do cliente.
  4. Faça as duas perguntas que “abrem portas”.
  5. Evite o tiro no vazio com abordagens genéricas.

Veja mais no vídeo:

Pare de queimar listas agora!

Como você viu, não há “ciência de foguetes” por trás de uma abordagem mais humanizada na prospecção. Então comece a aplicar estas boas práticas o quanto antes na sondagem de clientes potenciais.

Revise o seu processo de pesquisa e verifique o quanto você está conseguindo responder as perguntas-chave. Se não está, modifique o quanto antes a sua abordagem. 

Não adianta queimar listas de contato sucessivamente com abordagens genéricas. Pois você será sistematicamente ignorado pelos clientes. E uma hora as suas listas vão acabar. Portanto, cuide bem delas.

A sua sondagem está muito genérica?

Nós podemos ajudar recriando a sua cadência de mensagens para torná-las mais calorosas e persuasivas.