As lições de vendas da turbulência econômica gerada pela pandemia

O desafio de vender quando uma crise global cai sobre nossas cabeças é assustador. Pois, como já disse Mike Tyson, “todo mundo tem um plano até levar o primeiro soco na cara”. E foi exatamente o que aconteceu conosco no início de 2020. Passado o Carnaval, todos nos preparávamos para seguir o que seria mais um ano comum. Até surgiu uma coisa chamada coronavírus e mudou as nossas vidas para sempre.

A paralisação na economia no fim do primeiro trimestre foi um efeito colateral imediato da pandemia, nos atingindo como um soco na nossa cara. Certamente o mais violento que a nossa geração já levou. O fato é que, naquela ocasião, tivemos que reagir e rápido. Muitos ficaram “tontos” com o efeito do soco, sem saber o que fazer em relação às vendas. 

Certamente foi uma experiência que nós nunca vamos esquecer. E, na verdade, a pandemia trouxe algumas lições valiosas para nós que trabalhamos com vendas.

Concorda?

O mundo como conhecíamos acabou (?)

A lição mais importante, talvez, que a pandemia nos trouxe em relação a vendas foi: assuma que esta é a nova condição de existir e adapte-se rápido. Pois foi exatamente o que fizeram muitas empresas que saíram vivas para vender nos momentos críticos da crise. Assim elas conseguiram fôlego financeiro para sobreviver até os primeiros sinais de abertura que vieram em meados de agosto.

Casa de ferreiro, espeto de aço

Nós, por exemplo, aproveitamos a disponibilidade de caixa para acelerar a transformação digital dos serviços e passar a operar 100% online, exclusivamente. Com isso, a empresa passou a mirar definitivamente o território nacional como mercado potencial. E finalizamos 2020 com recorde de vendas no último trimestre. Tudo em função desta reinvenção e mesmo num ano no qual seria teoricamente mais difícil de vender, por conta da grave crise econômica.

A solução aparece quando você aceita

Estar com a “mente aberta” e aceitar que o mundo como você conhecia não existe mais é um caminho menos doloroso para vender em tempos de crise. Pois você passa, necessariamente, a buscar novas opções e paradigmas. E é  assim que as soluções começam a aparecer.

Em cada R uma mudança

Então vamos compartilhar os 5 Rs que nos ajudaram muito a vender na crise em 2020 e podem nos socorrer novamente quando outra turbulência se apresentar no ambiente de negócios:

  1. Redescubra quem é o seu cliente ideal.
  2. Realinhe seus produtos e serviços à nova realidade.
  3. Repense a logística externa para entregar o que é possível.
  4. Reduza ganhos momentaneamente e mantenha os clientes.
  5. Reveja as suas prioridades de vendas.

Veja mais no vídeo:

A crise não pode ser desculpa para não vender

Tal como muitas empresas descobriram durante o primeiro ano da pandemia, um cenário econômico conturbado também apresenta oportunidades. Inclusive para inovarmos na nossa estratégia comercial. Ficar paralizado pelo medo não é uma opção. Assim como ter receio de buscar soluções inovadoras. Até porque a pandemia não acabou e vai continuar nos exigindo capacidade de reinvenção e adaptação. Ou seja, continuaremos precisando de soluções para vender na crise.

Portanto, não fique sentado esperando milagres ou ações de políticos. A sua capacidade de se transformar rapidamente será posta à prova cada vez mais na área de vendas. Faça primeiro, faça antes dos seus concorrentes.

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