5 critérios para você acertar na escolha de um Partner Zoho

O Zoho CRM vem evoluindo e recebendo tantas melhorias nos últimos anos que se tornou um dos principais softwares do mundo na sua categoria. 

Porém, é fato que várias empresas usuárias não conseguem tirar o máximo proveito da ferramenta, por que simplesmente desconhecem o seu potencial. Eu concordo que a própria Zoho não colabora muito no sentido de educar o cliente. Pois os partners são os principais responsáveis pelo sucesso do cliente. Entretanto, muitas vezes eles também não estão preparados para isso.

A consequência disso é que o cliente deixa de fazer várias melhorias disponíveis para a sua versão do Zoho CRM e começa a achar que o software não vale o que custa. Quando isso acontece, ele está a um passo da evasão, que muitas vezes se torna irreversível.

E isso não é bom para a Zoho, nem para o partner, muito menos para o cliente. Pois um CRM que não “se paga” é um CRM que não está gerando resultados satisfatórios em vendas. É apenas um custo.

O CRM é um “ambiente vivo”

As rotinas de implantação de melhorias são vitais para uma plataforma escalável e customizável como o Zoho CRM. Pois não é o software que você implanta uma vez e nunca mais mexe, apenas usa.

Portanto, se a sua empresa decidiu usar o Zoho CRM, especialmente a partir da versão Professional, você precisa assumir que investir em melhorias será uma premissa. Ou seja, você precisará contar com isso no seu orçamento anual de tecnologia. Seja através de recursos internos ou de parceiros. É praticamente inevitável.

Nós temos aprendido isso na prática

Eu tenho usado o Zoho CRM desde 2012, quando o adotamos para a Mextres. E após ajudar alguns clientes a implantar a plataforma, iniciamos em 2016 o processo para credenciar a empresa como parceira. O que foi consolidado em 2018, quando a Mextres se tornou Authorized Partner e foi a primeira empresa do RS e uma das 10 primeiras do Brasil a figurar no novo diretório global de parceiros da Zoho Corporation.

Fazer em casa e/ou terceirizar?

Como eu disse, você pode trabalhar com recursos internos, tendo pessoas focadas em desenvolver melhorias no seu Zoho CRM. Porém, não tenho dúvidas de que contar com um parceiro especializado tende a ser mais vantajoso. Pois, se você deseja fomentar a inovação em processos, alguém com uma visão externa e “arejada” vai ajudar muito mais. Uma vez que os parceiros atendem vários clientes e têm acesso antecipado a novas funcionalidades e lançamentos da Zoho. E, se você colocar “na ponta do lápis”, a relação custo x benefício do parceiro possivelmente será muito mais vantajosa.

A vantagem é percebida pelos clientes

Um cliente que nos procurou tempos atrás para ajudar nas melhorias do seu Zoho CRM me disse: “A gente não consegue acompanhar a evolução do produto e fica sempre com a sensação de que está usando muito pouco a ferramenta”. E isso acontece com várias empresas. Pois quase todos os clientes que vimos abandonar ou substituir o Zoho CRM fizeram isso por que não conseguiam tirar o máximo do produto.

Por outro lado, temos um case de 18 meses de trabalho lado a lado com um cliente no qual multiplicamos as suas vendas, melhorando processos e reduzindo custos com hacks de automação especialmente criados para seu Zoho CRM. Ou seja, os resultados não acontecem por acaso.

Se você resolver terceirizar, avalie bem o parceiro

Eu sei que sou suspeito, por razões óbvias, para defender a contratação de um partner para melhorias no seu Zoho CRM. Então, espero que você use este artigo muito mais como um instrumento de reflexão. E também como suporte na seleção de um parceiro, caso você opte por isso. Portanto, se for o caso, preste atenção nos seguintes critérios quando for escolher o seu fornecedor:

(1) Experiência

Verifique se o parceiro está no diretório da Zoho e há quanto tempo está habilitado. Procure saber também o tempo de mercado da empresa. E, mais do que casos de sucesso, peça contatos referenciais aos candidatos. Pois nada vale mais do que a palavra dos clientes já atendidos. Fale com os clientes do parceiro e comprove o que ele diz.

(2) Expertise

Você quer um especialista em Zoho CRM ou um generalista de produtos Zoho? Um parceiro de tecnologia ou alguém especialista em vendas? A sua escolha vai determinar o que o parceiro será capaz de entregar. Não existe certo ou errado nisso, pois tudo depende do que você vislumbra como melhorias no seu Zoho CRM. Porém, é importante você fazer esta escolha conscientemente.

(3) Filosofia de trabalho

O partner é comprometido com o resultado ou só “liga o taxímetro” e você arca com todos os custos. Nós, por exemplo, garantimos que o cliente não paga por algo que deu errado mas tinha a nossa promessa de que funcionaria. Afinal, o cliente nos contrata, principalmente, por conta da nossa experiência. E nós nunca garantimos algo que não temos certeza de que não funcionará.

(4) Foco da entrega

Você busca mais inteligência ou mais braços para executar? Isso é decisivo na hora de selecionar e comparar orçamentos. Um partner de inteligência vai cobrar mais caro por hora, provavelmente. Mas vai entregar mais valor também. E vai consumir menos horas. Um partner mais operacional tende a ser mais executor e a trabalhar mais. Entenda o que você precisa e contrate o partner mais aderente.

(5) Transparência da proposta

Priorize o parceiro que demonstra como cobra de você e que segue as políticas de canal da Zoho. E desconfie daquele que destoa dos padrões dos demais. Por exemplo, cuidado com partner que oferecem cobrança em Reais. Isso não existe na Zoho, pois eles cobram somente em Dólar no Brasil e na maioria dos países atendidos pela empresa.

Quem sabe um modelo híbrido…

Enfim, avalie bem o que a sua empresa realmente precisa. E não tome decisões precipitadas. Pois entre ter uma equipe interna de desenvolvimento e um parceiro de inovação, você também pode ter ambos. Nós já trabalhamos assim com um cliente, promovendo várias melhorias de processos através do Zoho CRM e capacitando um especialista interno para operacionalizar no dia a dia. Os modelos não são excludentes.

Pesquise e converse com clientes

Por fim, se você está convencido a buscar um parceiro, comece por aqueles que já estão habilitados no diretório global da Zoho Corporation. Selecione alguns e converse com cada um deles, levando em conta os atributos que eu apresentei. Então compare estes parceiros e decida qual está mais alinhado ao que você busca. Pois, como você já deve ter notado, não é só uma questão de quanto custa a hora de trabalho do parceiro.

Considere-nos uma opção

Converse com a gente também. Temos certeza de que podemos ajudar a sua empresa a avançar para o próximo nível no Zoho CRM.